22 de outubro de 2008

Como não se derreter?

Sorriso de bebê provoca sensação de bem-estar na mãe
"Novo estudo mostra o que acontece no cérebro da mãe quando ela vê seu filho sorrindo
Qual mãe não se derrete ao ver o sorriso de seu filho estampado no rosto? Pesquisadores do Texas Children´s Hospital, nos Estados Unidos, descobriram que o sorriso do bebê provoca alterações no cérebro das mães associadas à recompensa e ao prazer. Para estudar essa relação, foram analisadas 28 mulheres americanas que eram mães pela primeira vez, com filhos entre 5 e 10 meses. Elas se submeteram a exames de ressonância magnética, para medir o fluxo sanguíneo no cérebro, enquanto viam fotos de seus filhos e de outras crianças. O resultado mostrou que, quando as mães observaram o rosto de seu filho sorrindo, áreas do cérebro ligadas à recompensa ficavam “acesas” durante o exame, aumentando a produção da dopamina (neurotransmissor que estimula o sistema nervoso central, produzindo a adrenalina). Quando as mães viam imagens de seus filhos chorando ou de crianças desconhecidas, a reação do cérebro era menos significativa. “A pesquisa evidencia o quanto ver o filho feliz traz sensação de prazer para a mãe. Principalmente quando são bem pequenos, que é aquele momento em que os vínculos estão se formando. Fica comprovado o que já se sabia: a existência do amor materno”, diz Márcia Listik, neurologista do Hospital São Luiz, em São Paulo.
Para Rita Calegari, psicóloga do Hospital São Camilo, o sorriso genuíno já traz sensação de bem-estar de quem o recebe e fortalece as relações humanas. Quando é de um filho, provoca um ciclo chamado retroalimentação. Ou seja, o sorriso do bebê estimula o cérebro da mãe, que passará a interagir ainda mais com o seu filho, e ele irá responder de forma positiva aos estímulos recebidos da mãe. O objetivo do recente estudo, publicado no jornal Pediatrics, é explicar o forte vínculo da mãe com o bebê, a forma única como ela reage ao ver seu filho e o quanto a interação nos primeiros meses de vida é fundamental para o desenvolvimento da criança."
fonte:revista crescer

6 comentários:

Rita Bonifácio disse...

Oi..Dany nossa a rotina dela é bem parecida com a do Davi, bom sobre ela dormir cedo, se formos considerar que a noite começa a partir das 18:00 ela está dentro dos padrões. Porém Dany no meu ponto de vita o bebê deve se adequar a rotina da familia e não a familia na rotina do bebê.
No meu caso o davi acorda as 7:00, mas não há problemas pois aqui em casa eu e meu marido também acordamos nesse horario.
Caso seja bom para sua familia o horario dela acordar acho que não tem problema.
Meu pediatra sempre diz que o melhor é mudar a rotina do bebê o quanto antes quando não bate com a da familia, pq uma vez estabelicida é muito dificil ou quase impossivel mudar.
tente deixa-lá um pouco mais agitadinha sem deixa-lá irritada..aos pouquinhos vc aumenta o horario p/ 18:30 / 19:00...caso vc esteja achando dificuldade para se adptar ao horario da sua filha.
E lembre-se não se prenda as rotinas, elas são otimas, mas se não dão certo e o bebê é feliz..tudo bem !!!!!!!!
Bjos para sua princesa lindaaaaaaaa

Nice disse...

Olá Dani,
Depois da tua visita aqui estou eu e também adorei o teu blog! As tuas filhas são lindas, parabéns!!
Volta sempre que quiseres lá a casa! Bjs *

Dri disse...

Oieee, estava lendo seu blog e vi que temos algo em comum, também tenho dois filhos.. um nasceu em 1997 e o outro agoara em 2008, que legal né!!
Vou te linkar no meu blog. Beijoka pra vc e suas meninas. DRI

Maria Vicente disse...

Oi.Claro que podes adicionar o meu blog, fico muito feliz.
Parabéns pela tuas duas meninas lindas.
Também tenho 40 anos, mas cada vez me sinto mais nova.
Beijinhos e virei visitar-te também.

Gislene disse...

Olá! Vi su blog em d9s blogs de mamãe. Eu já tinha lido algo sobre esse assunto e realmente não há nada mais recompensador do que ver o sorriso do nosso filho, faz a gente esquecer de qualquer problema...

Camila Marinho disse...

A Lulu está linda!!! Ainda mais com esse sorriso gostoso!!! Ela já dorme a noite toda, ou ainda acorda para mamar??
Ah, sobre o termômetro ia comprar, mas acabei ganhando um digital, então desisti. Não é a mesma coisa, mas... seria besteira comprar outro. Mesmo assim valeu!!!Bjs