16 de outubro de 2008

drunk baby - cuidado com os hormônios!

Uma dúvida que está sempre rondando a cabeça de quem amamenta é sobre a possibilidade da ingestão de bebida alcóolica. Há quem diga que somente um pouquinho não faz mal algum, há quem diga que não se deve tomar nadinha...

"Álcool e amamentação, nada a ver...

É grande o folclore sobre os efeitos positivos das bebidas alcoólicas na produção do leite materno. A cerveja preta, por exemplo, teria um efeito relaxante e facilitaria a descida do leite. Ledo engano. Vários estudos mostram que o álcool, na verdade, afeta a qualidade do alimento produzido nas mamas. Os pesquisadores descobriram que, quando uma mulher consome esse tipo de bebida, o mesmo teor alcoólico presente em seu sangue também é encontrado no leite materno. Quando ingerida pela criança, a substância afeta o sistema imunológico e ainda diminui o aporte de vitamina A, uma das responsáveis por defender seu pequeno organismo contra infecções.Pesquisas mais recentes também mostram que o consumo de álcool interfere no comportamento dos hormônios prolactina e ocitocina, os responsáveis respectivamente pela produção e pela ejeção do leite. “Em 30 minutos, o álcool ingerido pela mãe já pode ser identificado no leite e, especialmente no caso das bebidas fermentadas, atinge o pico máximo em 60 minutos”, conta o pediatra Marcus Renato de Carvalho, da Clínica Interdisciplinar de Apoio à Amamentação, no Rio de Janeiro. Ele explica que, em conseqüência, a criança fica embriagada e dorme mais. Aí surge outro efeito dominó negativo. “Isso faz o bebê sugar menos o peito e, assim, a produção de leite diminui”, afirma o especialista."

Fonte : bebe.com

2 comentários:

Barbara disse...

Dani...seu blog tá cada dia mais legal, viu? Tá virando material de pesquisa obrigatório pra mim...bjão pra sua família linda e um especial pra vc minha querida sister!!!
Barbara

Paty disse...

Obrigada pela visita, seu blog é muito fofo e suas filhas mais ainda, parabéns , sempre será bem vinda no meu blog!
Bom Final de Semana...