18 de novembro de 2008

papinha pronta, uma excelente opção

Esta semana comprei o primeiro "potinho" para Luana. Natália nunca comeu papinha pronta, então eu não tinha idéia do que eram as "etapas" e não sabia sequer por onde começar. Acho uma excelente opção para situações anormais (passeios, viagens...) e acho que vou ficar adepta dessa vez).

Fui pesquisar e achei o seguinte:

As quatro etapas do Programa de Nutrição Nestlé:

Etapa 1:

Descobrindo os Alimentos - Ele é capaz de expressar aceitação pelos alimentos. Já consegue retrair a língua e fechar o lábio para baixo para retirar o alimento da colher. É capaz de pegar objetos e levar à própria boca. Aprende a comer com colher. Apresenta novos sabores e texturas. Faz o primeiro contato com outros alimentos, por isso possui ingrediente único. Na consistência ideal, facilita a digestão e ajuda a identificar possíveis alergias alimentares.

Etapa 2:

Variando o Cardápio - Ele tem um controle maior do tronco e se mantém sentado com apoio. Já possui mais mobilidade nos ombros e nas mãozinhas, participando mais durante a alimentação. Também faz movimentos com a cabeça para a frente demonstrando interesse pelo alimento. Aprende a comer com colher. Apresenta sabores novos e receitas mais elaboradas. Ajuda a desenvolver o paladar da criança com uma variedade maior de frutas, vegetais, cereais e carnes.
Etapa 3:

Estimulando a Mastigação (a partir do 8º mês) - Ele está cada vez mais desenvolvido e já senta sozinho. Já começa a mastigar os alimentos. Durante a refeição sua atitude já não é tão passiva. Consegue inclinar o tronco e a cabeça em busca da colher. Aprende a ter uma alimentação saudável com receitas deliciosas e nutritivas. Explora novas texturas e combinações de frutas, vegetais, cereais e carnes. Com pedaços pequenos e adequados à faixa etária, estimula a mastigação.

Junior:

Nutrição para o Crescimento (a partir do 12º mês) - Ele interage cada vez mais com o meio ambiente. Está começando a andar. Participa das refeições. Está pronto para começar a se alimentar sozinho, com sua supervisão. Com um cardápio próximo do dia-a-dia, dá a base para uma alimentação saudável. Proporciona nutrição adequada a qualquer hora com receitas mais elaboradas. Na quantidade certa, atende perfeitamente às necessidades nutricionais do seu filho.


3 comentários:

Mafalda, Rui e Constança disse...

Deve mesmo ser a melhor opção quando se está fora de casa ;)
Beijinhos felizes

Rita Bonifácio disse...

Oi.. Dany as papinhas prontas são otimas mesmo para passeios e tal..O davi adora frutas ao natural..mas esses dias fomos passear e levamos uma dessas papinhas ele adorou comeu tudo..rsrsrs...
Elas são praticas para isso..sair..passeios..
Bjos..
Saudades da LULU...

Versos de Mãe disse...

Dany!!! Adorei esse post. Tiveste uma ótima idéia em escrever sobre a Papinha Nestlé. Dei para a Bia com 5 meses e meio e ela gostou. A de frutas nunca dei, pq faço as de frutas por casa mesmo, mas a o sabor carne+macarrão+legumes ela adora.
Bjs
Pri