28 de janeiro de 2009

A vida de trás para frente

Ontem fui assistir ao filme "O Curioso Caso de Benjamin Button". (trailer)
Imperdível, especialmente pela atuação de Cate Blanchett e pela fotografia belíssima.

Estava super curiosa pois, assim que ouvi falar sobre o filme e seu enredo, lembrei-me de um texto que conheci, ainda quando criança, cujo conteúdo era semelhante e que ficou marcado na minha memória.
Não lembrava exatamente onde tinha conhecido, lembrava-me apenas que era narrado por Chico Anísio.
Nessas horas a internet é a nossa melhor amiga.
Fui pesquisar e encontrei: O texto ( de autoria de Marcos César) foi utilizado em uma propaganda da Sharp e depois, adaptado e narrado por Chico Anísio (minha memória não me traiu) no Programa Fantástico de 25 de dedembro de 1977!

Eu tinha, naquela data, apenas 9 anos de idade e jamais esqueci a idéia de viver de trás para a frente!

Quem quiser assistir ao vídeo do Fantástico está aqui.
O texto original é sensacional!

Nascer Velho e Morrer Criança

(Marcos César)
.
“Acho que o homem deveria nascer com oitenta anos. Nasceria com oitenta anos , iria ficando mais novo, mais novo, mais novo até morrer de infância!Chego inclusive a imaginar uma mãe comunicando o nascimento do filho:
- Menina, meu filho nasceu! Pensei que não fosse nascer mais tava encruado.Nasceu com oitenta e quatro anos!Mas perfeitinho: um metro e setenta e seis, setenta e seis quilos. Eu ia botar o nome de Luís Cláudio, mas ele próprio foi ao cartório e se registrou como Haroldo!E nos berçários, aquela fila de cadeiras de balanço , com velhinhos sentados ... tossindo, pigarreando.Todos assistidos por geriatras, já que padecendo eles todos dos males comuns aos recém nascidos: gota, artritismo, lumbago, reumatismo...O homem nasceria com oitenta anos , aos sessenta se casaria com uma mulher de cinqüenta e nove, mas com uma vantagem: cada dia , a cada semana, a cada mês ela ficaria mais e mais jovem, até se transformar numa gata de vinte!Com oitenta anos nasceria rico, sábio e... aposentado!A partir de então, passaria a ganhar menos, menos; entraria para faculdade, desaprenderia tudo!... Voltaria aquele estagio de ingenuidade , de burrice, de pureza! Depois, a bicicleta, o velocípede, desaprenderia a andar, esqu
eceria como engatinhar .
Então, o voador, do voador para o chiqueirinho, do chiqueirinho para o berço, as trocas de fraldas, aquelas três gotas de remedinho no ouvido, o chá de erva doce para dorzinha de barriga, a chuca, o peito da mãe ... e pararia de chorar!Mas a vida, então teria que ser recriada, o mundo teria que regredir séculos... Cabral e Colombo descobririam o Novo Mundo, o homem desinventaria a roda, atingiria o desconhecimento da pólvora e do fogo, até chegar a Adão, o ultimo homem. O ultimo primeiro aquém Deus, colocando sobre sua mão, em vez de lhe soprar a vida, o inspiraria novamente para dentro de si mesmo...."

4 comentários:

Mãe Polenta disse...

Dica anotada, adorei o texto desse post, o texto e a foto do post anterior.
Essas meninas/mocinhas ficam perdidinhas se aproveitam a infância ou fazem papel de mocinhas comportadas...

:**

(eu demoro, mas quando venho, leio tudo!)

Gislene disse...

Que texto incrivel. Acho que também já tinha lido ou ouvido emalgum lugar! Muito bom...

Edneia disse...

Oi flor, que lindo texto amei e tambem me emocionei bastante...Quanto ao selinho que te ofereci, tem algumas regras para participar do concurso e gostaria muito que você colocasse no seu blog...Vamos participar??:)

Beijos grande

Sofia,Pedro e Joana disse...

Obrigada pela excelente dica, querida mamã!
Mil beijinhos,Sofia,Pedro e Joana