29 de junho de 2009

Leia para o seu bebê






Tal como fiz com Naty, tento fazer com que Luana ame os livros...
Agora encontrei uma ajudante!
Foi o programa do fim de semana: almoço no shopping e visita à livraria.
Todos gostaram!

" Por que alguns bebês desenvolvem o amor pela leitura e outras não? Por que umas crianças falam cedo e outras demoram? As respostas estão ligadas ao estímulo que os bebês recebem dos pais e dos educadores nos primeiros meses de vida. A leitura é excelente para a estimulação infantil.
Você deve se perguntar quais são os benefícios de ler para o seu bebê se ele não entende o que você está lendo. Mas você esperaria que seu filho pudesse entender o que diz antes de começar a falar com ele? E você também não deixaria de cantar pra ele até que pudesse cantar sozinho ou brincar até que ele pudesse brincar sozinho. Quando o bebê nasce, o seu cérebro pode fazer muita coisa, mas ainda não está totalmente desenvolvido. Quanto mais os sentidos são estimulados, mais rápido será o desenvolvimento do cérebro.
Ler em voz alta para o seu bebê
Portanto, ler em voz alta para o seu bebê é uma atividade maravilhosa que você pode compartilhar com ele desde já e por mais muito tempo. A leitura ensina a comunicação básica , introduz números, letras, cores e formas, ajuda a construir vocabulário, a estimular a memória e a ouvir. Acredite ou não, quando o seu filho fizer um ano, ele já vai ter aprendido todos os sons necessários para o aprendizado da sua língua materna. Quanto mais histórias você ler pra ele, quanto mais palavras ele ouvir, melhor vai ser o seu vocabulário e fala.
Quando pai ou mãe lêem, o bebê percebe suas emoções e sons expressivos, isso ajuda o desenvolvimento emocional.
A leitura também estimula o bebê a olhar, apontar, tocar e responder perguntas que a mãe faz, imitar sons, reconhecer imagens, virar páginas e mais tarde, repetir palavras – tudo parte do desenvolvimento social e psicológico dele. Mas talvez a razão mais importante da leitura para o bebê seja a conexão emocional entre o seu colo, a sua voz, seu carinho e os livros. Ler para ele demonstra que a leitura é importante." (Guia do Bebê)

10 comentários:

Izabella de Melo disse...

Daqui há alguns anos, Luana será outra devoradora de livros rsrs
Eu sempre liguei o fato de gostar de ler, a minha mãe que sempre me incentivou, ainda tem aqui em casa, meu pratinho de quando era bebê, ele tem todo o alfabeto e os números na borda rsrs, eu aprendi a falar mais cedo do que a andar (e falo muitoooo, detalhe rsrs)e comecei a ler com 4 anos, minha mãe me alfabetizou em casa (ela é professora), comprava muitos livros, lápis de colorir, quando fui para a escola (com 6 anos) não senti a mínima dificuldade e queriam me passar para a 1ª série, mas eu não quis e comecei a chorar rsrsrs.
Eu acho muito legal, quando encontro alguém que goste de ler, na minha turma ano passado, eu e mais 1 amiga erámos as única que pegavámos um livro, por prazer e não só por obrigação, pouco a pouco fomos influenciando outras colegas, e hoje eu digo que temos um "clube da leitura", trocamos livros, conversámos sobre os aspectos psicológicos dos personagens rsrsrs.
Meu passei favorito? ir ao shopping, passear, assitir a um bom filme e depois passar na minha loja favorita "Newstime" rsrs, eu sempre digo que quando vou lá é como ir em um orfanato resgatar um filho, pq enquanto não tenho os meus filhos, os livros fazem o papel deles hehehe.

Escrevi uma bíblia oO

Lu disse...

Acho super importante incentivar a leitura. Eu amo ler, herança do meu pai, e quero muito passar isso pro Felipe também. Comprei uma coleção pra ele, e por incrível que pareça ele adora folheá-los e não tenta rasgar ou comê-los como faz com os outros papéis.
Suas princesas estão lindas!
Bjinhos

Juliana Melos disse...

nossa eu li isso e fiquei com vergonha, eu leio até que razoavelmente, mas em função da minha faculdade soh leio mais livros direcionados para minha área.Mas para o Lipe nunca peguei e li para ele, ai Jesus que vergonha, mas irei adotar essa idéia logo.


beijos

Unknown disse...

Quer que seu bebê seja inteligente?
Conte-lhe contos, leia-lhe livros.
Quer que seu bebê seja ainda mais inteligente?
Conte-lhe ainda mais contos, leia-lhe ainda mais livros :)

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

Oi!
Obrigada... cá estou eu! ;-)
Muito bom... adorei... as fotos e o texto. Super.
beijos

Anônimo disse...

pois é, este texto fiz tudo.
espero q o Tiago puxe ao pai, que é um devorador de livros.
ja comecei a biblioteca dele. rs
beijo

Anônimo disse...

Excelente texto, não o conhecia. Depois vou postá-lo no meu blog também. Eu adoro ler e desde pequeno incentivei o Gui a ler bastante. Mas não sabia que ler em voz alta para bebês tivesse tanto benefício, vou começar a fazer isso com minha bebê!
Beijos

Lu Ma disse...

Sou professora e minha adoração por livros tb é grande..... leio muitas histórias para Marina, e ela adora principalmente aqueles livros com poup-ups, são muito divertidos!!!!!!
beijinhos em todas!!!

Cél disse...

Olá.
Que belo post ! É isso mesmo !
Sou estudante de Fonoaudiologia e estudo muito os estímulos que precisam ser dados aos bebês para que desenvolvam bem a habilidade de se comunicar com eficiência.
Ler para seu bebê, além de estimulá-lo a ter gosto pela leitura, o ajudará a desenvolver sua linguagem e muitas habilidades auditivas que serão de extrema importância em sua vida adulta.
Canções de ninar e conversas ao pé do ouvido tb são ótimos estímulos !
Parabéns pela sua iniciativa, vc é uma mamãe nota dez !
Com certeza, sua pequena vai apreciar a leitura e a fantasia dos livros quando crescer !
Grande bj.

Unknown disse...

Dany!
Que programa legal! Eu amo livrarias. Lá em Portinho tínhamos a nossa favorita, íamos todo final de semana. Marido ficava horas entre as prateleiras e eu quando cansava ia tomar um expresso na cafeteria. Saudades!
Estás certíssima em difundir o gosto pela leitura nas meninas, isso faz toda a diferença para o conhecimento delas, além de ser um lazer-sábio!
As fotos estão lindas. Um amor a Naty com a Lulu no colo e mostrando o livrinho para a maninha.
Dany, valeu a dica de secar a assadura com a fralda-pano, eu nunca tinha feito isso, ajudou demais. Agora faço todas as vezes, a maldita já foi embora, que alívio!
Beijos para vcs,
Pri